Escrito e Publicado em Amor Cristão

Em Que Crêem as Testemunhas de Jeová? (Uma Resposta Bíblico-Real)

Concedemos permissão para reproduzir este artigo, porém, somente na sua totalidade, incluindo o nome do autor e endereço do ministério, ao final do artigo, e sem alterações.

 

Em um tratado de seis páginas publicado pelos editores da Watchtower Bible and Track Society of New York, Inc. (WTB&TS), intitulado Em Que Crêem as Testemunhas de Jeová?, várias seleções de seus ensinamentos são mencionadas. Entre outras coisas, o leitor deveria saber o seguinte:

1) Sua negação da deidade de Cristo se baseia em versículos bíblicos que demonstram a verdadeira humanidade de Cristo, enquanto evitam ou distorcem outros versículos que afirmam Sua verdadeira deidade, tais como a declaração de Jesus Cristo depois de Sua ressurreição, onde ele declara que tem toda, 100% de autoridade ou poder no céu e na terra (Mateus 28:18). Notem: Jesus Cristo, não é Pai! Tem toda a autoridade no céu! Recordemo-nos que Jesus Cristo se humilhou a si mesmo quando veio a terra, tomando a mesma natureza de um servo, mesmo quando sua natureza é Deus (Filipenses 2:5-8).

 

2) As Testemunhas de Jeová têm a sua própria tradução da Bíblia, chamada Tradução Novo Mundo (TNM), a qual inconstantemente tem traduzido a palavra grega que demonstra que Jesus Cristo recebeu adoração de Seus discípulos. Nessa tradução, se é que se pode chamar assim, diz-se que Jesus Cristo recebeu "homenagem" e não "adoração". Entre outros lugares, veja, por favor, Mateus 28:9. A mesma palavra grega aí encontrada, é traduzida corretamente em outras passagens como "adoração" em seu grego/inglês interlinear chamado The Kingdom Interlinear Translation of the Greek Scriptures (edição 1969). Para ser exato, em Mateus 2:11; 14:33;28:9 e 28:17, a palavra grega é traduzida homenagem porque se refere ao Senhor Jesus, mas quando a mesma palavra grega é usada em Apocalipse 5:14; 7:11; 11:16; 19:4; 20:4 e João 4:20 é traduzida como adoração porque não se refere a Jesus Cristo. Isto não é uma boa erudição, nem tampouco é ser consistente, como clamam ser no prólogo de sua tradução (TNM).

 

3) Outra característica surpreendente da TNM é o seu uso de "Jeová". Fazem isto 6.973 vezes em sua Bíblia! Mas, em outra literatura que tem publicado, registraram umas notas declarando que Yahweh é "a maneira mais correta" para apresentar o nome de Deus à citação real deles diz:

Enquanto nos inclinamos a ver a pronúncia "Yahweh" como a maneira mais correta, temos conservado a forma "Jeová" devido a familiaridade que têm as pessoas com este nome desde o século quatorze (The Kingdom Interlinear Translation of the Greek Scriptures (KIT), 1969, p. 23).

Ainda mais, eles admitem que nunca ninguém usou a palavra latinizada "Jeová" antes do século treze. Esta palavra é de origem Católica:

Ao combinar as vocais de 'Adho.nay e 'Elo.him' com as quatro consoantes da Tetragramaton, a pronúncia Yeho.wah' e Yehowih' foram formadas. A primeira destas proveu a base para a forma latinizada Jeová(h). “A primeira vez que esta forma foi registrada foi fechada no século treze, C.E. Raymundus Martín, um monje da ordem Dominicana, a usou em seu livro Pugeo Fidei do ano 1270”. Eruditos do hebreu geralmente favorecem "Yahweh" como a mais provável pronúncia (Aid to Bible Understanding, 1971, pp. 884, 885).

 

4) Outra característica única do sistema de crenças das TJ, é sua estranha opinião de que somente 144.000 entrarão no céu. Saiba por favor, que os 12.000 das 12 tribos de Israel (que somam 144.000), segundo mencionado em Apocalipse 7:4-8 e 14:1-3 não indica que serão os únicos que entrarão no céu!

Vamos dar uma olhada a duas passagens, concentrando-nos nas palavras "diante do trono":

E eu vi, e eis o Cordeiro em pé no monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que têm o nome dele e o nome de seu Pai escrito nas suas testas. (Revelação 14:1 TNM) E ouvi um som vindo do céu, como o som de muitas águas e como o som de forte trovão; e o som que eu ouvi era como de cantores ao acompanhamento de harpas, tocando as suas harpas. (Revelação 14:2 TNM) E estão cantando como que um novo cântico diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender esse cântico, exceto os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. (Revelação 14:3, TNM)

A segunda passagem é:

Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos.(Rev. 7:9, TNM) E gritavam com voz alta, dizendo: “[Devemos] a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.” (Rev. 7:10, TNM) E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos, e das quatro criaturas viventes, e prostraram-se sobre os seus rostos diante do trono e adoraram a Deus,(Rev. 7:11, TNM) dizendo: “Amém! A bênção, e a glória, e a sabedoria, e o agradecimento, e a honra, e o poder, e a força [sejam] ao nosso Deus para todo o sempre. Amém.” (Rev. 7:12, TNM) E, em resposta, um dos anciãos me disse: “Quem são estes que trajam compridas vestes brancas e donde vieram?” (Rev. 7:13, TNM) Eu lhe disse assim imediatamente: “Meu senhor, és tu quem sabes.” E ele me disse: “Estes são os que saem da grande tribulação, e lavaram as suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro.(Rev. 7:14, TNM) É por isso que estão diante do trono de Deus; e prestam-lhe serviço sagrado, dia e noite, no seu templo; e O que está sentado no trono estenderá sobre eles a sua tenda. (Rev. 7:15, TNM)

Por favor, observe, segundo Revelação 14:1-3, os 144.000 estão "diante do trono." Se eles estão no céu, então há muitos outros no céu também, porque essa mesma frase "diante do trono" também se encontra em 7:9, onde se refere a uma grande multidão que nenhum homem podia contar, que é um grupo diferente dos 144.000!

Além do mais, recorde isto, por favor: As TJ tomam parte da passagem de Revelação 14:1-3 literalmente, mas parte dela é figurada. Ou seja, tomam o número literalmente, mas as 12 tribos é figurado, para poder significar algo com exceção das tribos de Israel!

O Senhor Jesus ensinou:

Quem quiser me servir, siga-me; e onde eu estiver, ali também estará meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. (João 12:26, NTLH)

Desta passagem, deduzimos: Jesus Cristo ensinou que todos os seus criados estarão no mesmo lugar que ele está. Portanto, posto que Jesus Cristo está no céu, todos os seus servidores, o que certamente excedem os 144.000, vão estar no céu com ele, segundo o que o próprio Jesus Cristo falou!

 

5) Enquanto as TJ se chamam "Cristãos", o leitor deve ser lembrado de que nem todo aquele que diz: "Senhor, Senhor" entrará no reino dos céus. (Mateus 7:21) Além do mais, as TJ falharam na prova para identificar-se como estado "na fé". Em 2Corintios 13:5, lemos:

Examinem-se para descobrir se vocês estão firmes na fé. Com certeza vocês sabem que Jesus Cristo está unido com vocês, a não ser que vocês tenham falhado completamente. (2Corintios 13:5 NTLH)

Posto que as TJ ensinam incorretamente que Jesus é o Arcanjo Miguel, sem alguma escritura que apóie sua opinião, e posto que um anjo não pode morar em uma multiplicidade de cristãos ao mesmo tempo, suas opiniões a respeito de Cristo não são somente incorretas, mas também falham na prova doutrinária para entrar na fé!

 

6) Que desejam de você as TJ e em que crêem eles sobre a salvação? Deixemos que a seguinte passagem da própria literatura deles responda isto:

Não conclua que haja diversos caminhos ou maneiras que você possa seguir para ganhar a vida no novo sistema de Deus. Há somente um. Havia somente uma arca que sobreviveu a inundação, não um número maior de barcos. E haverá somente uma organização, a organização visível de Deus, que sobreviverá a "grande tribulação" que vem rapidamente. Simplesmente não é verdade que todas as religiões conduzem à mesma meta. (Mateus 7:21-23; 24:21) Você deve ser parte da organização de Jeová, fazendo a vontade de Deus, para receber sua bênção da vida eterna. - Salmo 133:1-3. (You Can Live Forever In Paradise On Earth, 1982, p. 255.)

As TJ querem que você propague falsos ensinamentos, assim como eles mesmos fazem. Além do mais, a própria literatura deles diz claramente que você deve ser parte da organização deles para receber a vida eterna, como apenas lemos. Finalmente, a religião das TJ se baseia nos ensinamentos do que a Bíblia define ser um falso profeta, seu primeiro presidente, C. T. Russel, até a apresente data. Mesmo que alardeiem que a luz se põe mais e mais brilhante, seu proprio expediente de tratados proféticos tem seguido sendo constantemente igual, isso é, uma falsa profecia atrás da outra, e da outra! Fizeram profecias que não se cumpriram nos seguintes anos: 1914, 1915, 1918, 1925, 1931, 1941, 1975 e 1995. Mesmo que as TJ digam que “admitem seus erros, ainda assim se recusam a admitir sua falsa profecia do ano de 1975 (ou “erro”, como eles dizem)”. Um profeta verdadeiro não faz falsas profecias (Jeremias 28:9)!

O Senhor Jesus nos advertiu que muitos falsos profetas se levantariam e "enganariam" a muitos (Mateus 24:11,24). Querido leitor, não permitas que sejas uma vítima desta organização, que são os lobo vorazes vestidos de ovelhas (Mateus 7:15) mas clamam ser por si mesmos a organização de Jeová.

Estes que ao final, entrem ao reino de Deus, terão uma confiável, submetedora e perdurável fé em Jesus Cristo para a salvação. Além do mais, essa fé em Cristo produz uma vida santa e bons frutos. E todos os que estão "em verdade" podem de todo coração estar de acordo com o apóstolo Tomé, que chamou a Jesus Cristo de seu Senhor e seu Deus. (João 20:28).

 

Sr, Sra. Testemunha de Jeová, não seja enganado pela Atalaia!

Por favor, veja bem a capa do panfleto e a foto principal do panfleto das TJ. Em que crêem as Testemunhas de Jeová? Na capa, uma mulher está levando uma maleta e na foto principal, uma mulher está dando a outra o que as TJ chamam de Estudo Bíblico no lar. Fixe bem o olhar nestas fotos. O livro mostrado não é a Bíblia, mas uma publicação da Atalaia. Olhe também as maletas destas fotos. Estas maletas que as TJ levam, sempre estão cheias de publicações da Atalaia. As TJ clamam que uma pessoa não pode encontrar nem saber a verdade, lendo somente a Bíblia. Como se compara esta demanda com o que Deus tem indicado em 2Timóteo 3:16,17?

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, a fim que que o homem de Deus seja perfeito, inteiramente preparado para toda boa obra. (RV 1960, Tradução livre)

Observe que o primeiro parágrafo da segunda seção desta página, eles citam somente 2Timóteo 3:16, omitindo o versículo 17 porque não está de acordo com sua crença. O versículo 17 indica que a palavra de Deus, a Bíblia, pos si só é totalmente suficiente.

No primeiro parágrafo da a primeira pagina de seu tratado, citam João 6:57. Uma prática comum das TJ é escolher alguns versos selecionados fora do contexto para apoiar suas demandas e crenças. Um exemplo disto encontramos aqui mesmo. No capítulo 6 de João, versículo 51 mostra que SE és um verdadeiro crente, Cristo mora em ti. As TJ rechaçam este claro ensinamento. (Veja também, por favor, 1João 5:12,13; 1Corintios 3:16; João 4:4; 2Corintios 6:14-16).

Por que as TJ utilizam sua própria Bíblia? A razão, é que há muitas mudanças que não está de acordo com o texto original em grego e hebraico, porque foi feita para estar de acordo com sua única crença. O que Deus falou em sua palavra, a Bíblia, que acontecerá a quem incluir, retirar ou mudar as palavras da Bíblia (Apocalipse 22:18)?

Eu testifico a todo aquele que ouve as palavras de profecia deste livro: Se alguém acrescentar a essas coisas, Deus trará sobre ele as pragas que estão escritas neste livro (RV 1960, Tradução livre)

Com referência às suas citações Mateus 17:6 no segundo parágrafo da página 3 de seu panfleto, indicando que Jesus rogou ao Pai, faça-se a seguinte pergunta: Por que Jesus permitiu e não reprovou a Estevão, que rogou especificamente a ele? (Atos 7:59)

E apedrejavam a Estevão, enquanto ele invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe meu espírito. (RV 1960)

Na página 3 no terceiro parágrafo de seu panfleto, as TJ citam Revelação 1:5. No versículo anterior (4), quem é "o que é e que era e que vem", e onde está sentado? Por acaso Deus, o Pai, compartilha seu trono com alguém que é um deus menor? Observe que na TNM usam a palavra deus, com minúscula, o mostram como um deus em João 1:1 em vez de Deus com maiúscula e desta maneira o apresentam como um ser menor que Deus. (veja-se Isaías 42:8)

No penúltimo parágrafo da terceira página de seu panfleto, as TJ indicam que Jesus é designado rei invisível. Que versículos da Bíblia mostram isto e como se compara isto com sua física e visível vinda (Apocalipse 1:7 cf. Mateus 26:63,64)?

Ao final do primeiro parágrafo da página 4 de seu tratado, as TJ citam Revelação 14:1, 3 para tentar apoiar que somente 144.000 pessoas entrarão no céu. Acaso todas as TJ que clamam ser parte dos 144.000, têm os requisitos que se encontram nos versículos 4 e 5? Deveria um crente que tenta entender as verdades de Deus ler todo este capítulo em contexto para conseguir o significado completo? Quem decide que deve ser tomado como literal ou figurado, a WTB&TS ou a direção do Espírito Santo? (1João 2:27; João 16:13)

Lembrando que as TJ têm feito profecias falsas nos seguintes anos: 1914, 1915, 1918, 1921, 1925, 1941, 1975 e 1995, faça-se a seguinte pergunta: Por que a Watchtower Society (WTB&TS) continua fazendo falsas profecias concernentes ao retorno de Jesus, quando nem mesmo o Filho (Jesus Cristo) sabia o dia nem a hora?

Atos 5:29 indica que nossa lealdade deve ser a quem: a Watchtower Society (Sociedade Atalaia) ou a Jesus Cristo?

A Atalaia faz referência a Marcos 12:31, no segundo parágrafo da página 5 de ser panfleto, indicando que eles são amplamente conhecidos pelo amor que se manifesta entre seus irmãos cristãos, sendo que a palavra chave é seus. A Bíblia nos ensina a amar nossos vizinhos. O que estão fazendo as TJ para demonstrar seu amor pelos que não pertencem à sua organização?

A Atalaia faz referencia em Atos 15:28-29,em seu segundo parágrafo da página 5 de seu panfleto, para apoiar seu ensinamento contra transfusões de sangue usado para salvar vidas. Quando alguém lê todo o capítulo, verá que para cada referência ao uso do sangue, chega a ser evidente que elas estão fazendo referência ao sangue de sacrifício a ídolos, não ao sangue usado para salvar vidas humanas. Refira-se ao que diz a Bíblia sobre o intento contra a tradição em Lucas 14:5.

No primeiro parágrafo da página 6 de seu panfleto, a Watchtower cita João 5:28,29 enquanto que as TJ crêem que os que não são salvos simplesmente morrem em vez de ir a um eterno castigo no inferno: Para que, de acordo com o versículo 29, os que não são salvos vão ser levantados durante o juízo, para ser informados que continuarão mortos?

A Watchtower cita Mateus 24:36-39 em seu segundo parágrafo da página 6 de seu panfleto. Por que as TJ citam isto como sua crença, especialmente o versículo 36, quando eles seguem continuamente desatendendo este conselho, e tendo um longo documento histórico de falsas profecias? Por que também as TJ indicam o versículo 39, se eles crêem que Jesus Cristo já regressou invisivelmente? Estão sendo cumpridos os eventos mencionados no versículo 40, quando Jesus Cristo regressou?

A Watchtower cita 2Pedreo 3:5-7,13 no segundo parágrafo da página 6 de seu panfleto. Observem outra vez, segundo o verso 7, o juízo desses já mortos.

A Watchtower cita revelação 7:9, 13-15; 21:1-5 também no segundo parágrafo da página 6 de seu tratado. Revelação 21:1-5 indica que Deus morará com os homens. Isto é o que ensinam as TJ acerca do paraíso na terra? A quem se diz que é o primeiro e último no versículo seguinte, Jesus Cristo ou Jeová? Versos de referencia 22:12,13, Jeová já está vindo em breve para julgar a humanidade, ou é Jesus Cristo quem vem?

 

Temos outros artigos que tratam acerca das Testemunhas de Jeová:

A Sociedade Atalaia (The Watchtower Society)
O Jesus das Testemunhas de Jeová (The Jesus of the Jehovah's Witnesses)
A Trindade (The Trinity)
A Deidade de Cristo (The Deity of Christ)
A Morte dos Iníquos -- ¿Experimentarão Aniquilação ou Tormento Eterno
?

 

NOTA: Este tratado foi traduzido do Inglês ao Espanhol e do Espanhol ao Português. Todas as fontes citadas são em Inglês, mas a maioria delas deve estar disponível em Espanhol e algumas em Português. Se não, utilize um dicionário Inglês/Português, se for necessário, para comparar a TNM com a KIT e com outras publicações da Sociedade Atalaia utilizadas como referência. Se tais publicações não estiverem disponíveis, pergunte-se a si mesmo e a seu Ancião: Por quê?

 

Retorne a Difusión de las  Buenas  Noticias

Endereço:

P.O. Box 265

Washington, PA 15301-0265, USA