Escrito e Publicado em Amor Cristão

A Sociedade Atalaia:

A Organização de Jeová O Falso Profeta

(Lobos vorazes vestidos de Ovelhas, Mateus 7:15)?

Como podemos saber?

 

"E se disseres em teu coração: COMO CONHECEREMOS a palavra que JEOVÁ não falou? Se o profeta falar em nome de JEOVÁ e o que disse não se cumprir, nem acontecer, é palavra lque JEOVÁ não falou; com presunção a falou o tal profeta; não tenhas temor dele." (Deuteronômio 18:21,22 Tradução livre)

Observe: Há somente dois pontos a considerar para se "conhecer" um falso profeta: (1) Fala em nome de DEUS? (2) Aconteceu o que ele predisse?

 

Ponto 1. A Sociedade Atalaia se proclama Profeta de Jeová de acordo com Deuteronômio 18:22.

"Mais acertadamente, houve algum outro grupo sobre o qual Jeová houvesse estado disposto a encomendar a comissão de falar como 'profeta' em Seu nome, como sucedeu com Ezequiel no ano 613 A.C.? (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 3 - 15 -72, pág. 189). "É importante para cada indivíduo sobre a terra, a identificação do grupo que Jeová comissionou como seu 'servo' ou mensageiro... “Por esta razão, nas seguintes edições de Atalaia discutiremos mais a fundo a identidade e o trabalho do mensageiro comissionado por Jeová como foi revelado em Sua visão a Ezequiel” (The Watchtower [A Atalaia], 15- 3 -72, p. 190). Então, tem Jeová um profeta para ajudar-lhes, para advertir-lhes dos perigos e declarar-lhes as coisas que estão por vir? Podemos responder afirmativamente a estas perguntas. Quem é este profeta? ... Este 'profeta' não foi um homem, mas sim um corpo de homens e mulheres. Foi um pequeno grupo de seguidores das pegadas de Jesus Cristo, conhecido naquele tempo como Estudantes Internacionais da Bíblia (International Bible Students). Hoje são conhecidos como Testemunhas de Jeová... De uma forma, é fácil dizer que este grupo atua como um 'profeta' de Deus. Outra coisa é demonstrá-lo. A única maneira de fazê-lo, é revisando os registros. Que revelam? (THE WATCHTOWER [A ATALAIA] 1- 4 - 72, p. 197). "O papiro foi sem dúvida entregue a Ezequiel pela mão de um dos querubins da visão. Isto indica que as Testemunhas de Jeová de hoje fazem suas declarações sobre as boas novas do Reino, sob a direção e o apoio angelical. (Ap. 14:6, 7; Mateus 25:31, 32) E como nenhuma palavra ou obra de Jeová pode falhar, porque é Deus Todo-poderoso, as nações verão o cumprimento do que estas testemunhas dizem, dirigidas desde os céus. Sim, o tempo virá em breve quando as nações conhecerão que verdadeiramente houve um 'profeta' de Jeová entre eles" (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 4-1-72, p. 200).

 

Ponto 2. Coisas ditas por Atalaia que "não aconteceram".

"Nosso Senhor, o Rei escolhido, está agora presente, desde Outubro de 1874, D.C., de acordo com o testemunho dos profetas, para aqueles que têm ouvidos para ouvir-lhe." (THE BATTLE OF ARMAGEDDON, STUDIES IN THE SCRIPTURES [A BATALHA DO ARMAGEDOM, ESTUDOS SOBRE AS ESCRITURAS], Vol. 4, 1897, p. 621)

"... a 'batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (Apocalipse 16:14), a qual terminará em 1914 D.C. com completo fim do sistema de governo presente na terra, já começou." (THE TIME IS AT HAND, STUDIES IN THE SCRIPTURES [O TEMPO EM NOSSAS MÃOS, ESTUDOS SOBRE AS ESCRITURAS], Vol. 2, 1908, p. 101)

"Portanto, podemos esperar com confiança que o ano de 1925 marcará o regresso de Abraão, Isaac, Jacó e dos fiéis profetas da antiguidade, particularmente aqueles mencionados pelo Apóstolo em Hebreus, capítulo onze, à condição de perfeição humana." (MILLIONS NOW LIVING WILL NEVER DIE [MILHÕES QUE VIVEM HOJE NUNCA MORRERÃO], pp. 89,90)

"O ano de 1925 é uma data definitiva e claramente marcada nas Escrituras, ainda mais claramente que a de 1914." (The Watchtower [A Atalaia], 7-15-24, p. 211)

"Nosso pensamento é que esse 1925 está definitivamente marcado pelas Escrituras.. E quanto a Noé, o cristão de hoje tem muito mais sobre o que basear sua fé que Noé..." (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 4-1-23, p. 106) [Pergunta: Teria se equivocado a Sociedade Atalaia aqui, no que diz respeito ao que está "definitivamente marcado" pelas Escrituras e o que não? Poderiam, além do mais, equivocarem-se também em outras áreas, quanto ao que as Escrituras ensinam?]

"Es de esperarse que Satanás trate de inyectar en las mentes de los consagrados el pensamiento de que el 1925 se vea el final de la obra.... Diligencia hoy y hasta el final parece absolutamente esencial para la victoria." (THE WATCHTOWER [EL ATALAYA], 9-1-25, p. 262).

"É de se esperar que Satanás trate de injetar nas mentes dos consagrados, o pensamento de que o ano de 1925 seja visto como o final da obra... Diligência hoje e até o fim parece absolutamente essencial para a vitória." (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 9-1-25, p. 262).

"Algunos anticiparon que la obra terminaría en 1925, pero el Señor no estableció eso." (The Watchtower [A Atalaia], 8-1-26, p. 232)

"Alguns anteciparam que a obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu assim.  (The Watchtower [A Atalaia], 8-1-26, p. 232)

"Houve uma medida de desilusão por parte dos fiéis das Testemunhas de Jeová na terra, em relação aos anos de 1914, 1918, e 1925, desilusão esta que durou um tempo... também aprenderam a parar de fixar datas..." (Vindication [Vindicação], Livro I, 1931, pp. 338, 339).

"Recebendo como presente, os meninos marchando, o apertavam contra si, não um brinquedo nem nada para jogar por puro prazer, mas um instrumento previsto pelo Senhor para um trabalho mais efetivo nos meses que faltavam para o Armagedom." (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 9-15-41, p. 288).

"É certo que houve aqueles que em tempos passados predisseram um 'fim do mundo', anunciando uma data específica... E sem dúvida, nada aconteceu. O 'fim' não chegou. Foram culpados de profetizar falsamente. Por quê? O que lhes faltou? A estas pessoas, faltaram as verdades de Deus e a evidencia de que Deus os estava guiando e usando." (Awake [Despertai], 10-8-68, p. 23)

"Os fatos demonstram que os anjos do Senhor que estavam com Ele em seu templo, tem estado prestando um serviço ao remanescente dede 1919." (Vindication [Vindicação], p. 250).

"Jeová Deus previu também sua organização visível, sua 'fiel e discreta escrava', formada por ungidos no espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a compreender e aplicar adequadamente a Bíblia em suas vidas. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação que Deus está usando, não progrediremos no caminho da vida, não importa o quanto leiamos a Bíblia."  (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 12-1-81, p. 27)

 

A importância da criação de Eva nos finais do mundo e em 1975

A Sociedade Atalaia proclama que o Armagedom virá 6.000 anos depois da data da criação de Eva. Em outras palavras, se somarmos 6.000 anos à data da criação de Eva, chegaremos à data do fim do mundo. A Atalaia declara que só há um problema, que é o fato de que ninguém sabe a data da criação de Eva. Não obstante, isto NÃO foi um problema ANTES de Setembro de 1975! O motivo desta explicação e óbvia!

 

Isto foi o que a Atalaia disse a respeito da criação de Eva e o ano de 1975, DEPOIS de Setembro de 1975

"Ainda que a época da criação de Adão possa ser determinada, o começo do 'dia de repouso' de Deus não pode. Isto acontece porque houve um lapso de tempo não especificado entre a criação de Adão e a criação de Eva. Foi somente depois da criação de Eva que o 'dia de repouso' começou. Se desconhecemos o começo desse dia, também desconhecemos o seu final." (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 1-1-76, p. 30).

"Isto quer dizer, então, que a humanidade não chegou ainda aos 6.000 anos do período de 7000 anos que Deus 'abençoou e santificou' como seu grande 'dia de repouso'? Isto quer dizer que o governo do Reino Milenar de Cristo, como o final dos 1000 anos desse 'dia de repouso' deve começar em Setembro de 1975? - Gênesis 1:27, 31; 2:2,3; Ap. 20:1-6. Não. Não significa isto. Por que não? Bom, o registro bíblico demonstra que as criações de Deus no 'dia' antes do 'dia de repouso' dos 7000 anos, não terminaram com a criação de Adão. Demonstra um lapso de tempo entre a criação de Adão e a de sua esposa, Eva. Durante esse tempo, Deus fez com que Adão desse nome aos animais. Se esse período de tempo durou semanas, meses ou anos, não sabemos. Assim, não sabemos também exatamente quando o grande 'dia de repouso' de Jeová começou, nem sabemos exatamente quando terminará. O mesmo se aplica ao começo do reinado milenar de Cristo." THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 10-1-75, p. 579)

 

Isto é o que a Atalaia disse a respeito da criação de Eva e o ano de 1975, ANTES de 1975

"De acordo com uma cronologia bíblica confiável, Adão e Eva foram criados no ano 4026 A.C." (Awake! [Despertai!], 10-8-68, p. 14).

"Portanto, o sétimo dia de Deus e o tempo que o homem tem estado na terra, aparentemente correm paralelos. Para calcular onde se encontra o homem neste rio de tempo relativo ao sétimo dia de 7000 anos, necessitamos determinar quanto tempo se passou desde o ano da criação de Adão e Eva em 4026 A.C. ... Assim, faltam oito anos para chegarmos aos 6000 anos completos do sétimo dia. Oito anos desde o outono de 1967, nos levarão ao outono de 1975, 6000 completos até o sétimo dia de Deus, seu dia de repouso." (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 5-1-68, p. 271)

"À idade de 130 outro filho nasceu dela. Eva o chamou de Sete ..."(Aid To Bible Understanding [Ajuda para a Compreensão da Bíblia], 1971 ed., p. 538). Se esta informação for comparada com a tabela ao lado direito abaixo da página 333 do mesmo volume, podemos ver que "Desde a criação de Adão até o nascimento de Sete" passaram "130 anos". Assim sendo, tanto Adão como Eva tinham 130 anos quando Sete nasceu, implicando que os dois foram criados no mesmo ano.

"Não pode ter sido por mera casualidade ou acidente, mas de acordo com o propósito de amor de Jeová Deus para o reinado de Jesus Cristo, o 'Senhor do sábado', que corresse paralelo ao sétimo milênio da existência humana." (Life Everlasting--In Freedom Of The Sons Of God [Vida Eterna-a Liberdade dos Filhos de Deus], p. 30).

“Mesmo que não possamos ver além de 1975, esta é uma razão para estar menos ativo”? Os apóstolos não puderam nem sequer ver tão longe; eles não sabiam nada de 1975... Se eles houvessem se atrasado ou distraído e sido complacentes com a idéia de que o fim estava a uns milhares de anos de distancia, nunca haveriam completado a carreira que tinham pela frente. (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 8-15-68, p. 501)

"Se o final deste sistema está tão perto, não é isto um motivo para mostrar nossa atividade?... Temos ouvido informações a respeito de irmãos vendendo suas casas e propriedades e planejando terminar o resto de seus dias neste velho sistema no serviço pioneiro. Certamente esta é uma boa maneira de passar o curto tempo que falta antes do fim deste mundo maldito." (Ministério do Reino, Maio de 1974, p. 3) [Pergunta: Este foi um conselho sábio oferecido pela Sociedade Atalaia? O que você acha que aconteceu com aqueles que venderam suas casas e propriedades e gastaram todo o dinheiro, depois que ficou óbvio que foram enganados a respeito de 1975? O que você faria se isto houvesse acontecido com você?].

 

A prova do Profeta de Deuteronômio 18:21,22 e mais

Leia Deuteronômio 18:20-22 para as perguntas 1 a 6. (Esta é também a PROVA DO PROFETA, de acordo com as seguintes publicações de Atalaia:  "Aid To Bible Understanding" ["Ajuda para a Compreensão da Bíblia"], 1971, p. 1348; "Assegurar-se de que todas as coisas se ajustem com o que está bem," 1965, p. 394 y "Rascunhos de Sermões," p. 8.) " Mas poderia perguntar-se: Como podemos saber se alguém é um verdadeiro ou falso profeta? Há pelo menos três maneiras através das quais podemos positivamente decidir:1) Se é um profeta verdadeiro, suas mensagens serão cumpridas exatamente como foi profetizado. Se é um falso profeta, sua profecia não se cumprirá." (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 5-15-30, p. 154)

1) De acordo com Deuteronômio 18:20-22, quais são as ÚNICAS DUAS CONSIDERAÇÕES DADAS POR JEOVÁ para "SABER" quem é um verdadeiro profeta e quem é um falso profeta? (vers. 22) (a) __________ (b) __________.

OBSERVE: Há somente verdadeiros profetas e falsos profetas. A Bíblia não menciona nenhuma terceira classe para alguém que "fale como profeta!”.

2) É necessária mais de uma falsa profecia para identificar um falso profeta, quando fala em nome de Jeová? _____SIM _____NÃO

3) O fato de admitir a falsa profecia ("erro", como alguns a chamam) libera a pessoa de ser um falso profeta? (v. 22) _____SIM _____NÃO (The Watchtower [A Atalaia] admite seus "erros" com relação às datas. Mas, já que não admite seu "erro" quanto ao ano de 1975, estará dizendo a verdade? ____SIM ____NÃO)

4) Isaías, Ezequiel, Jeremias, Daniel, Amós ou algum outro profeta da Bíblia, tiveram que admitir haver feito alguma falsa profecia? ____SIM ____NÃO. Tiveram que refugiar-se alguma vez em Provérbios 4:18, como tenta fazer The Watchtower Society [A Sociedade Atalaia]? ____SIM____NÃO.

5) Provérbios 4:18 é um fator a considerar para reconhecer um falso profeta, já que JEOVÁ DÁ SOMENTE DUAS CONSIDERAÇÕES e esta não é uma delas? (v. 22) ____SIM ____NÃO, PROVÉRBIOS 4:18 NÃO É RELEVANTE AQUI.

6) VOCÊ deve temer o que diz um falso profeta? (v.22) ____SIM ____NÃO.

 

Leia Mateus 7:15-20 para as perguntas 7 a 14.

7) Os falsos profetas se parecem com os cristãos (ovelhas)? (v. 15) ____SIM ____NÃO.

8) Os falsos profetas são extremamente perigosos para nossa vida espiritual? (v.15) ____SIM ____NÃO.

9) Jesus disse que os falsos profetas por dentro são ____________________________ (v.15).

10) Podemos "CONHECER" os falsos profetas por seus frutos (profecias)? (v.16) ____SIM ____NÃO. Um profeta produz profecias como uma árvore produz frutos.

11) Uma boa árvore produz bons frutos e uma árvore má produz maus frutos, como um verdadeiro profeta produz profecias verdadeiras e um falso profeta produz profecias __________ (v. 17).

12) Um verdadeiro profeta pode produzir uma só profecia falsa? (v. 18) ____ SIM, Jonas produziu uma falsa profecia quanto a destruição dos Ninivitas ____ NÃO. Por favor, observe Jeremias 18:7,8: Em um instante falarei contra povos e contra reinos, para arrancar e derrubar e destruir. Jonas não produziu uma falsa profecia, quanto a destruição dos Ninivitas. Jeremias escreveu: "Em um instante falarei contra povos e contra reinos, para arrancar, e derrubar e destruir. Porém, se esses povos se converterem de sua maldade contra a qual falei, eu me arrependerei do mal que havia pensado fazer-lhes" 18:7,8 RV, Tradução livre). Isto foi EXATAMENTE o que ocorreu com os ninivitas (Jonas 3:10) Mais ainda, Miquéias 3:2 encerra uma mensagem igual à de Jonas aos Ninivitas; Jeremias 26:18,19 anota este pronunciamento de juízo e comenta sobre o mesmo, à luz de Jeremias 18:7,8.

13) Jesus estava em acordo com Deuteronômio 18:21,22, quando disse que "CONHECEREMOS" uma falsa árvore profeta por seus maus frutos (falsas profecias)? (v.20) ____SIM ____NÃO. OBSERVE: o "fruto do espírito" em Gálatas 5:22,23 não é o "fruto" do falso profeta mencionado em Mateus 7:15-20!

14) Jesus disse que devíamos considerar Provérbios 4:18 como um fator para "CONHECER" se alguém é um falso profeta, ou não? (vs. 15-20) ____SIM ____NÃO.

15) Segundo 2Crônicas capítulo 18, identifica a evidencia de que Zedequias é um profeta verdadeiro? (Observe o versículo 10) ____SIM ____NÃO. Mais, em Jeremias, capítulo 28, identifica-se a evidencia de que Ananias seja um verdadeiro profeta? ____SIM ____NÃO. [Por favor, observe como Ananias, nos versos 2 ao 4 contradiz a predição de Jeremias 25:11. Assegure-se de considerar Jeremias 28:9 e 28:15] Em Jeremias 28:9, há alguma semelhança entre Ananias e as muitas predições de Atalaia em 1914 sobre 1.000 anos de paz depois do Armagedom, que se supunha ocorrera em 1914, em 1925, depois em 1941, e então em 1975? ____SIM ____NÃO.

16) Considerando Provérbios 4:18, A "luz" se fez mais brilhante para a Sociedade Atalaia para estabelecer as datas de 1874 a 1975? ____SIM ____NÃO ____FICOU IGUAL.

17) Voltando a Jonas, ele ficou aborrecido porque os Ninivitas se arrependeram de seus pecados e apesar de seu aborrecimento, Jeová não os destruiu? (Jonas 3:10-4:3).____SIM ____NÃO.

18) Os falsos profetas são um sinal DESTES ÚLTIMOS DIAS QUE ESTAMOS VIVENDO? (Mateus 24:11) ____SIM ____NÃO.

19) Serão "MUITOS" os enganados apelos falsos profetas? (Mateus 24:11) ____SIM ____NÃO).

20) Os falsos profetas (e os falsos cristos) oferecerão evidencias tão convincentes que se fosse possível enganariam até os escolhidos? (Mateus 24:24) ____SIM ____NÃO).

21) Os que forem enganados por um falso profeta, ainda que sinceros, serão castigados da mesma forma que o falso profeta? (Ezequiel 14:10) ____SIM ____NÃO.

22) Está implícito que os falsos profetas são excelentes enganadores? (Mateus 24:11-24) ____SIM ____NÃO.

23) Em algum lugar, a Bíblia fala algo de bom dos falsos profetas? ____SIM ____NÃO.

24) Devemos confiar na interpretação bíblica de um falso profeta? ____SIM ____NÃO.

25) Para o bem do meu próprio futuro, marcarei pessoalmente estas citações de Atalaia que evidenciam falsas profecias ____CERTO ____ERRADO.

26) De acordo com a evidencia, The Watchtower Society, [A Atalaia] às profecias do Armagedom mencionadas anteriormente, The Watchtower Society [A Sociedade Atalaia] é, como eles alegam, um profeta de Jeová com habilidade para "declarar as coisas que estão por vir" (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 3-15-72, pp. 189,190 e A ATALAIA, 4-1-72, pp. 197-200). ____CERTO ____      ERRADO

27) A evidencia citada neste estudo, revela a verdadeira identidade da Sociedade Atalaia, de acordo com Deuteronômio 18:21,22, como um: ____VERDADEIRO PROFETA ____FALSO PROFETA, a quem eu não permitirei que interprete a Bíblia Sagrada por mim.

28) A pergunta mais importante é: Jesus disse: "Esquadrinhai as Escrituras, porque a vós parece que nelas tereis a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim e não quereis vir a mim para que tenhais vida" (João 5:39,40 RV, Tradução livre). Os ensinamentos da Sociedade Atalaia fazem com que as pessoas não vão a Cristo para a vida eterna. Se você é uma Testemunha de Jeová, permitirá que isto aconteça com você? ____SIM ____NÃO.

 

Igual a 1975

Hoje, The Watchtower Society [A Sociedade Atalaia], que alega ser o "fiel e sábio servo" de Mateus 24:45-47. Ensinam também que Russell nunca alegou ser esse "servo", masque disse que esse "servo" era uma classe de pessoas. A evidencia revela que isto é só uma verdade parcial! Russell originalmente ensinou que era uma "classe", mas obviamente mudou de idéia mais tarde e admitiu que somente ele era esse "servo" (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 12-1-16, p. 357). Além do mais, era abertamente ensinado pela Atalaia, depois da morte de Russell, que ele [Russell] era esse "servo" (A ATALAIA, 3-1-17, p. 67;  A ATALAIA, 12-15-16, Re-impressão p. 6024)! POR QUE ESSE DISSIMULO ACERCA DE RUSSELL SER ESSE "SIERVO"? Para que a Sociedade pudesse criar ou abolir doutrina e política a sua vontade sem ser questionada. Se a Sociedade não o negava, então suas muitas publicações não poderiam ser outra coisa senão uma repetição dos ensinamentos de Russell!

 

Mais Verdades Reveladoras Acerca da Atalaia

Em A Atalaia, 4-1-83, p.31, a Sociedade menciona a Johannes Greber, sua relação com o espiritismo e sua demoniacamente inspirada tradução do Novo Testamento. Nesse artigo, eles explicam no prólogo de sua edição de 1980 do N.T., que acabam de saber de sua relação com o espiritismo. Isto é a verdade, ou mais um engano?

A verdade é que a Sociedade Atalaia sabia de Jahannes Greber e de seu demoniacamente inspirado Novo Testamento desde 1956. Isto está evidente pela exposição dele e de sua tradução do Novo Testamento (THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 2-15-56, pp. 110,111). Sem dúvida, a Sociedade Atalaia citou de seu Novo Testamento demoniacamente traduzido, para respaldar sua própria literatura em numerosas ocasiões, DEPOIS DE 1956! (THE WORD WHO IS HE?--ACCORDING TO JOHN [A PALAVRA. QUEM É ELE? --DE ACORDO COM JOÃO], 1962, p. 5; AID TO BIBLE UNDERSTANDING [AJUDA PARA A COMPREENSÃO DA BIBLIA], 1971, pp. 1134,1669; MAKE SURE OF ALL THINGS [ESTEJA SEGURO DE TODAS AS COISAS], 1965, p. 489; THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 9-15-62, p. 554; THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 10-15-75, p. 640; THE WATCHTOWER [A ATALAIA], 4-15-76, p. 231). Você acha que foi bom que a Sociedade Atalaia fizesse isto? ____SIM ____NÃO.

(THE WATCHTOWER [EL ATALAYA], 5-1-68, p. 271).

 

NOTA: Este tratado foi traduzido do Inglês ao Espanhol e do Espanhol ao Português. Todas as fontes citadas estão em Inglês, mas a maioria delas deve estar disponível também em Espanhol e algumas em Português. Se não encontrar, utilize um dicionário Inglês/Português, se for necessário para comparar a TNM com a KIT e para comparar as outra publicações da Sociedade Atalaia utilizadas como referência. Se tais publicações não estiverem disponíveis, pergunte-se a si mesmo e a seu Ancião: Por quê?

 

 Voltar a Difusión de las  Buenas  Noticias

http://www.evangelicaloutreach.org/intnl.htm

Endereço:

P.O. Box 265

Washington, PA 15301-0265, USA