Jesus no o Pai, mas Deidade

- Dan Corner -

[ permitida e incentivada a duplicao deste artigo, porm, sem adies, alteraes ou omisses, incluindo o nome do nosso ministrio ao final]

(Todas as citaes de Escrituras so da Bblia de Estudo Almeida, a menos que se indique de outra maneira.)

Ambos, as Testemunhas de Jeov (que negam a deidade de Cristo) e os Pentecostais Unidos (tambm conhecidos como Apostlicos ou S Jesus, que afirmam a deidade de Cristo, erroneamente ensinam dois personagens distintos entre nosso Pai Celestial e o Senhor Jesus). As Testemunhas de Jeov deturpam os Cristos que crem na Trindade, dizendo que ns ensinamos que Jesus o Pai, enquanto que os Pentecostais Unidos argumentam que o Pai e o Filho so a mesma pessoa. Muita confuso doutrinria, no mnimo, tem sido criada por estes grupos e seus ensinamentos.

 

Duas Pessoas Distintas - Pluralidade

A palavra "e" indica pluralidade e se encontra nas Escrituras distinguindo o Pai do Filho:

Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela no permanece no tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. (2Joo 1:9)

Se eu no tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado no teriam; mas, agora, no somente tem eles visto, mas tambm odiado tanto a mim como a meu Pai. (Joo 15:24)

Novamente, os Cristos que corretamente crem na Trindade, no crem que Jesus o Pai mesmo crendo que Jesus deidade como o o Pai.

Alm do mais, as palavras ns e nosso tambm indicam pluralidade entre Pai e Filho:

Respondeu Jesus: Se algum me ama, guardar a minha palavra; e meu Pai o amar, e viremos para ele e faremos nele morada. (Joo 14:23)

 

Para Que Sejam Uno, O Mesmo Que Ns!

Os Cristos dever ser Uno como o Pai e o Filho so Uno:J no estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como ns. (Joo 17:11)

Eu lhes tenho transmitido a glria que me tens dado, para que sejam um, como ns o somos. (Joo 17:22)

Isto se refere a um em unidade e no a um de pessoa.

 

Jesus e o Pai so Dois!

Jesus ensinou o seguinte:

Se eu julgo, o meu juzo verdadeiro, porque no sou eu s, porm eu e aquele que me enviou. Tambm na vossa lei est escrito que o testemunho de duas pessoas verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, tambm testifica de mim. Ento, eles perguntaram: Onde est teu Pai? Respondeu Jesus: No me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecsseis a mim, tambm conhecereis a meu Pai. (Joo 8:16-19)

Dois personagens separados e distintos se mostram nesta passagem quando se faz referencia a Jesus e ao Pai, como na passagem do Antigo Testamento, na qual o Senhor fez referencia. Em outras palavras, eles so dois assim como 1 + 1 = 2.

 

Jesus Orou para Si Mesmo?

Alm do mais, Jesus orou ao Pai. Isto tambm mostra que ele no pode ser o Pai. Se fosse, ento teria orado as si mesmo, o que seria um absurdo:

Ento, Jesus clamou em voz alta: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito! E, dito isto, expirou. (Lucas 23:46)

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao cu e disse: Pai, chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. (Joo 17:1)

 

Jesus enviou-se a Si Mesmo?

Se tu crs que Jesus a pessoa do Pai, ento tambm ters que acreditar que Jesus se enviou a si mesmo ao mundo:

Ento, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus? (Joo 10:36)

Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os enviei ao mundo. (Joo 17:18)

A fim de que todos sejam um; e como s tu, Pai, em mim e eu em ti, tambm sejam eles em ns; para que o mundo creia que tu me enviaste. (Joo 17:21)

Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeioados na unidade, para que o mundo conhea que tu me enviaste e os amaste, como tambm amaste a mim. (Joo 17:23)

 

Jesus o Filho nico e S-e-sem-outro de sua Classe

Os Pentecostais Unidos algumas vezes argumentaro que uma pessoa pode ser ambos pai e filho ( e tambm esposo) e tudo ao mesmo tempo. Enquanto isto pode ser verdade em ocasies ao natural, tal pessoa nunca um pai, um filho (e esposo) da mesma pessoa.

Alm do mais, Jesus (a Palavra) uma pessoa distinta que estava com o Pai antes de vir terra:

No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Joo 1:1)

E, agora, glorifica-me Pai, contigo mesmo, com a glria que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. (Joo 17:5)

E a vida se manifestou, e ns a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada. (1Joo 1:2)

O Senhor Jesus logo regressou ao Pai:

Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou. (Joo 7:33)

O Pai e o Filho devem ser entendidos que so dois personagens distintos para fazer sentido em todas as Escrituras mencionadas anteriormente e das que vo ser mencionadas adiante, as quais mostram o mesmo por palavra e:

Graa e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. (2 Pedro 1:2)

A graa, a misericrdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, sero conosco em verdade e amor. (2 Joo 1:3)

Graa e paz a vs outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (Filipenses 1:2)

Portanto, os Apstolos Pedro, Joo e Paulo, todos creram que o Pai e o Filho so duas pessoas distintas e escreveram desta forma. Igualmente, pondere a seguinte Escritura, a qual, como muitas outras, demonstra que a salvao condicional, como tambm a pluralidade entre o Pai e o Filho:

Quem o mentiroso, seno aquele que nega que Jesus o Cristo? Este o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o filho, esse no tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permanea em vs o que ouvistes desde o princpio. Se em vs permanecer o que desde o princpio ouvistes, tambm permanecereis vs no Filho e no Pai. E esta a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. (1Joo 2:22-25)

[Est claro que uma doutrina incorreta pode ocasionar que um Cristo perca sua salvao. Ver tambm 1Corntios 15:2; 2Joo 9 e Glatas 5:2-4. Este fato desmente outra falsa doutrina (a heresia da segurana eterna).]

 

Deus Esprito, Mas Jesus No

Jesus disse a respeito do Pai:

Deus esprito; e importa que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade. (Joo 4:24)

Pelo contrrio, Jesus disse de si mesmo:

Vede as minhas mos e os meus ps, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um esprito no tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. (Lucas 24:39)

Portanto, Jesus no pode ser o Pai (que esprito), porque tem carne e ossos, os quais um esprito no tem.

 

Ningum Ouviu Nem Viu O Pai, Mas Ouviram E Viram A Jesus

Alm do mais, verdade, ningum nunca ouviu nem viu o Pai:

O Pai que me enviou, esse mesmo que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. (Joo 5:37)

Nenhuma pessoa sensata negaria que as pessoas viram e ouviram a Jesus ensinar, mas Jesus disse que as mesmas pessoas nunca ouviram ao Pai e nunca viram sua forma. Novamente, s podemos deduzir que Jesus no pode ser o Pai. Aqui temos Escrituras para mostrar que as pessoas viram a Jesus:

Porm, eu j vos disse que, embora me tenhais visto, no credes. (Joo 6:36)

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem aventurados os que no viram e creram. (Joo 20:29)

O que Jesus quis dizer, quando disse o seguinte?

Disse-lhe Jesus: Filipe, h tanto tempo estou convosco, e no me tens conhecido? Quem me v a mim v o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Joo 14:9)

Jesus estava dizendo que nele ns vemos como o Pai mesmo se expressaria sob as mesmas circunstancias. Isto se mostra da seguinte forma:

Ele, que o resplendor da glria e a expresso exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificao dos pecados, assentou-se direita da Majestade, nas alturas. (Hebreus 1:3)

 

Deus Frequentemente Se Refere Pessoa do Pai,

Mas No Sempre

Outra verdade que ajudar a muitos a entender estas pluralidade entre o Pai e o Filho como tambm a deidade de Cristo, saber que o termo Deus, frequentemente se refere somente ao Pai, porm, outras vezes ao Filho e outras vezes ao Esprito Santo. Isto se mostra nos trs versculos seguintes, respectivamente:

Graa a vs outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (1Corintios 1:3)

E logo disse a Tom: Pe aqui o dedo e v as minhas mos; Chega tambm a mo e pe-na no meu lado; no sejas incrdulo, mas crente. Respondeu-lhe Tom: Senhor meu e Deus meu! (Joo 20:27,28)

Ento, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satans teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, no seria teu? E, vendido, no estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no corao este desgnio? No mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3,4)

 

Jesus Direita Do Pai

O Senhor Jesus que ascendeu ao cu, est muito frequentemente sentado direita do Pai, porm uma vez foi visto de p direita do Pai:

E disse: Eis que vejo os cus abertos e o Filho do Homem, em p destra de Deus. (Atos 7:56)

Estevan viu a dois personagens quando estava morrendo. Tambm, Jesus se mostra em outro lugar com um livro de Deus (o Pai) que estava sentado no trono:

Veio, pois, e tomou o livro da mo direita daquele que estava sentado no trono. (Apocalipse 5:7)

Atravs de toda a Escritura, encontramos evidencia de que Jesus no o Pai, mas deidade (Deus por natureza), como o Pai. Com toda esta evidencia acerca da pluralidade entre o Pai e o Filho, no mnimo alarmante como multides tem sido enganadas a respeito disto. Uma vez mais, parece que um credo ou confisso doutrinria tem sido a base para a crena pessoal de uma pessoa, em vez das Sagradas Escrituras. A verdade : Jesus no a pessoa do Pai, mas deidade igual ao Pai. Por favor, veja outros artigos relacionados:

 

http://www.evangelicaloutreach.org/intnl.htm

Difusin de las Buenas Noticias  

Caixa Postal:
PO Box 265, Washington, PA 15301 USA (Estados Unidos)