Escrito e Publicado em Amor Cristão

O Jesus Cristo das Testemunhas de Jeová

Ele é "maior que os anjos" (Hebreus 1:4)?

 

"Pois qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo diz: E todos os anjos de Deus O ADOREM." Hebreus 1:5,6 BEA)

Os Bereanos "receberam a palavra com o maior entusiasmo em mente, EXAMINANDO CUIDADOSAMENTE AS ESCRITURAS diariamente para corroborar se as coisas eram assim. Desta maneira muitos se tornaram crentes..." (Atos 17:11,12, Versão Popular Diós Habla Hoy, Tradução livre) As razões, por que muitos se tornaram "crentes" em Beréia foram: 1) Eles RECEBERAM A PALAVRA; 2) Eles tiveram MENTES ABERTAS com relação aos ensinamentos baseados nas Escrituras; 3) Eles examinaram cuidadosamente a palavra POR ELES MESMOS para ver se as coisas ensinadas eram assim, e 4) Eles se SUBMETERAM aos deleites da palavra.

Querido leitor, examinará VOCÊ também cuidadosamente as seguintes Escrituras POR VOCÊ MESMO, com uma MENTE ABERTA, e se SUBMETERÁ aos deleites da palavra como o fizeram os Bereanos com a matéria seguinte?

Em Hebreus 1:4 aprendemos que Jesus é "MAIOR do que os anjos." Em Hebreus 1:4-14 há oito razões para que isto seja assim.

UM, Jesus tem um "NOME MAIS EXCELENTE" que os _____________________ (Hebreus 1:4).

DOIS, o Pai nunca disse a nenhum anjo ___________ (Hebreus 1:5). Este verso se refere à ressurreição de Cristo, segundo Atos 13:30-33. [Igualmente, Jesus é chamado "unigênito" várias vezes nas Escrituras (João 1:14,18; 3:16,18; 1João 4:9). Isto, entretanto, não significa que Ele foi criado! A mesma palavra Grega usada para descrever a Jesus desta maneira (MONOGENES) é também utilizada em Hebreus 11:17 para descrever a relação de Isaac com Abraão. Por favor, observe que Isaac NÃO foi o único filho de Abraão (Gênesis 25:1,2) nem tampouco foi o primeiro filho de Abraão (Gênesis 16:15)! Sem dúvida, Isaac é o único, único em sua classe filho de Abraão, assim como o Senhor Jesus é o único, único em sua classe Filho de Deus, porém, NÃO foi criado.]

TRÊS, Jesus, sendo "MAIOR que os anjos" (Hebreus 1:4) recebe deles _________ (Hebreus 1:6). [Por favor, observe que a TNM de 1970 diz "adoração" em Hebreus 1:6, mas esta palavra foi mudada para "reverencia" em edições mais recentes.] Os anjos recebem ADORAÇÃO (Apocalipse 19:10, 22:8,9)? ____SIM ____NÃO. A quem o anjo lhe disse que adorava? ________ (Apocalipse 19:10; 22:8,9). O MESMO ANJO ADORA A JESUS, segundo Hebreus 1:6? ____SIM ____NÃO A quem adoram os anjos no céu? __________ (Neemias 9:6; Isaías 6:3). [COMPARE LUCAS 4:8 COM HEBREUS 1:6 E DESCUBRA QUE JESUS RECEBE DOS ANJOS O MESMO (ADORAÇÃO) O MESMO QUE JESUS DISSE A SATANÁS QUE PERTENCE A DEUS!] O Grego comprova isto. Jesus recebe O MESMO LOUVOR, HONRA, GLÓRIA E PODER que o Pai (Apocalipse 5:13)? ____SIM ____NÃO Deus compartilha Sua Glória (Isaías 42:8)? ____SIM ____NÃO.

OBSERVE: A comparação mencionada no seguinte parágrafo entre o Inglês e o Grego pode-se fazer também utilizando um dicionário Inglês/Português. Se você é um TJ, você deve perguntar ao seu Ancião por que a "Tradução Interlinear das Escrituras em Grego do Reino" não se encontram em Português.

Quatro, Deus chama a seus anjos _______________ (Hebreus 1:7). Em contraste, Deus chama a Jesus _________ (Hebreus 1:8). (Alguns têm traduzido Hebreus 1:8 como "Deus é teu trono". Isto faria de Deus uma cadeira! Implicaria também que Jesus é maior que o Pai, já que ele se senta em uma cadeira, é superior à cadeira! Então, "Deus é teu trono" não é adequado. Por favor, compare traduções diferentes).

CINCO, depois que Jesus foi chamado "Deus" em Hebreus 1:8, como o Pai chama a Jesus em Hebreus 1:10? __________.

SEIS, "examine cuidadosamente" e compare Hebreus 1:10,11 com Salmos 102:25-27. Deus se refere a Jesus em Salmos 102:25-27? ____SIM ____NÃO. Salmos 102:25-27 se refere a YHWH. Portanto, Deus chama a Jesus __________ ao referir-se a ele nesses versos.

SETE, Salmos 102:26 (Hebreus 1:11) demonstra que a criação sofre mudanças. Em contraste, Jesus muda (Hebreus 1:11,12)? ____SIM ____NÃO. Portanto, Jesus poderia ser parte da criação? ____SIM ____NÃO. Hebreus 13:8 demonstra também que Jesus não muda, e portanto NÃO é parte da criação, segundo Hebreus 1:11? ____SIM ____NÃO.

OITO, Hebreus 1:13,14 demonstra que "JESUS É SUPERIOR AOS ANJOS" uma vez mais porque __________.

RESUMINDO, EM HEBREUS 1:4-14 aprendemos que JESUS É "MAIOR QUE OS ANJOS", recebe "ADORAÇÃO", é chamado "Deus", chamado YHWH e NÃO é parte da criação, já que permanece ele mesmo. VOCÊ pode entender por que NÃO é possível que Jesus seja um anjo, chamado Miguel o arcanjo? ____SIM ____NÃO.

 

E a respeito de Colossenses 1:15; Apocalipse 3:14 e Provérbios 8:22?

Possivelmente, a próxima pergunta do leitor seja: "Se Jesus é eterno, então o que dizer de Colossenses 1:15; Apocalipse 3:14 e Provérbios 8:22? Em Colossenses 1:15 a palavra chave é "primogênito". A palavra Grega é PROTOTOKOS e não PROTOKTISTOS, que significa "o primeiro a ser criado". Se o Espírito Santo através de Paulo houvesse querido dizer "o primeiro a ser criado", teria outra palavra Grega disponível! Em seu lugar usou "primogênito" que é diferente de "primeiro a ser criado". Em contexto, Jesus se mostra aqui como PREEMINENTE SOBRE TODA A CRIAÇÃO "porque através dele, TODAS as coisas foram criadas" (Colossenses 1:16). [OBSERVE: A palavra "outras" que se encontra entre parênteses na Tradução Novo Mundo  NÃO está no original Grego! Esta palavra não inspirada e alheia, NÃO devia encontrar-se em Colossenses 1:16,17, porque: 1) Não está em linguagem original e 2) Muda o significado destes importantes versículos.] Têm sido "TODAS as coisas" que tem sido criadas, criadas "por" e "para" Jesus (Colossenses 1:16)? _____SIM ____NÃO. Compare este verso como Provérbios 16:4, que demonstra que todas as coisas foram criadas "para" __________.

Leia Gênesis 41:51,52; 48:17-19 e Jeremias 31-9 e aprenda que José teve dois filhos e CADA UM foi chamado "primogênito"! (Primogênito, portanto, tem que ter mais de um significado!) Em contexto, Colossenses 1:15 demonstra que Jesus é PREEMINENTE SOBRE TODA A CRIAÇÃO e FORA DA CATEGORIA DE CRIADO. Podemos estabelecer isto porque ele é ETERNO. Colossenses 1:17 demonstra que Jesus "é __________ de TODAS as coisas e por meio dele TODAS as coisas foram criadas." (Veja também, João 1:3) Se Jesus criou TODAS as coisas, poderia ele ser parte de sua própria criação? ____SIM ____NÃO seria razoável.

Em Apocalipse 3:14, a palavra "princípio" é ARCHE. (Esta é a palavra Grega de onde provém a palavra em Português "arquiteto".) Esta palavra também significa "origem". "Origem" significa o mesmo que "fonte". Agora, se você lesse este versículo como           a FONTE da criação de Deus", como tem sido traduzido algumas vezes, Jesus evidentemente é o Criador e NÃO uma criatura! Esta interpretação é consistente com Colossenses 1:16 (Versão Popular Diós Habla Hoy)? ____SIM ____NÃO.

Provérbios 8:22 é sabedoria personificada e "não uma pessoa real", como diz o livro Watchtower [Atalaia], Aid To Bible Understanding [Ajuda para a Compreensão da Bíblia], edição em Inglês de 1971, págs. 918 e 1543. Por que a Atalaia se contradiz a si mesma, utilizando este verso em referência a Jesus? ____NUNCA ME INTEIREI DISTO ATÉ AGORA ____NÃO ESTOU CERTO DISTO. Provérbios 8:19, ao ser comparado com Jó 28:15, demonstra que esta "sabedoria" NÃO é uma pessoa! Portanto, não pode estar referindo-se a Jesus.

Na realidade, a Bíblia ensina que Jesus é ETERNO, portanto NÃO É UM ANJO, porque os anjos são seres criados. Já vimos em Hebreus 1:11,12; João 1:3 e Colossenses 1:16,17, mas não mencionamos Miquéias 5:2; Atos 3:15; João 8:58; 1João 1:2 e Apocalipse 1:17,18.

Miquéias 5:2 refere-se a JESUS da MESMA FORMA que o Salmo 93:2 se refere a Deus. Jesus é "DESDE A ETERNIDADE" ou DESDE OS DIAS DOTEMPO INDEFINIDO" (Miquéias 5:2, TNM. ed. 1970) O Salmo 93:2, na TNM diz: "DESDE TEMPO INDEFINIDO." Cada tradução fala igualmente a respeito do princípio de Deus e Jesus. Já que Deus é eterno, então, Jesus não é eterno também? ____SIM ____NÃO.

 

Jesus, "desde a eternidade"

Atos 3:15 demonstra que Jesus é o "autor da vida. Se Jesus foi criado, não poderia ser o "autor" da vida! Teria que ser eterno para fazer isto.

João 8:58 nos apresenta o título ETERNO de Deus ("Eu Sou") referindo-se a Jesus! A Bíblia Atalaia, TNM, traduz este verso como "Antes que Abraão existisse, eu fui." Por favor, compare isto com o Grego no Reino Entre Linhas. O Grego diz:     Eu Sou" e NÃO "Eu Fui"! (Isto não se parece com o que a TNM tem feito com Jesus, recebendo "adoração" em lugar de reverência?" ____SIM ____NÃO.) Pela declaração de Jesus, os Judeus não crentes queriam apedrejar a Jesus (João 8:59). Julgaram-no culpável de blasfêmia, em Levítico 24:16!

1João 1:2 demonstra que Jesus é "a vida eterna." De novo, ele não poderia ser a “vida eterna”, se fosse criado, não é verdade? ____SIM ____NÃO.

 

Quem tem toda a autoridade nos céus e na terra - O Pai ou o Filho? (Mateus 28:18)

Em Apocalipse 1:17,18; 2:8, descobrimos que Jesus é "o Primeiro e o Último." Estes versos só podem aplicar-se a Jesus, já que o Pai nunca morreu fisicamente. Apocalipse 22:13 demonstra que " o Primeiro e o Último" É O MESMO QUE "o Alfa e o Omega." Apocalipse 1:8 demonstra que "o Alfa e o Omega"é "Todo-poderoso!" Portanto, "o Primeiro e o Último" (Jesus) e "Todo-poderoso! [A lógica declara que se A=B e B=C, então A=C.] Mais ainda, o livro Watchtower, Aid To Bible Understanding [Atalaia, Ajuda para a Compreensão da Bíblia], 1971 ed., p. 57, diz: "O título 'o Alfa e o Omega' transmite o mesmo pensamento que 'o primeiro e o último', e é adequado para referir-se a Jeová Deus de forma ilimitada, como o primeiro de todas as coisas, o que as começou, e também o Todo Poderoso ..." Ainda mais claro é Mateus 28:18, ao estabelecer que Jesus tem agora "TODA autoridade" nos céus e na terra" (Não merece Jesus, que tem "TODA autoridade" nos céus e na terra, nossa ADORAÇÃO? ____sim ____não. Quem pode merece mais nossa adoração que quem tem "toda autoridade"?) A maioria das TJ não sabem que C. T. Russel (primeiro Presidente da Atalaia), referindo-se a Mateus 28:18, estabeleceu que desde a ressurreição de Jesus, "Ele [Jesus] poderia ser chamado o Todo Poderoso" ("O Mistério Consumado", pág. 15)!

A crença Atalaia de que Jesus é a primeira criação de Jeová e um agente "usado por Jeová na criação de todas as outras coisas" ("Aid To Bible Understanding" ["Ajuda para a compreensão da Bíblia"], 1971, p. 391) NÃO se sustém à luz de Isaías 44:24 tampouco! Ali lemos, "Assim disse Jeová, teu redentor, que te formou desde o ventre: Eu Jeová te faço tudo, que estendo os céus, que estendo a terra por MIM MESMO." (Deus disse que ele criou os céus ______e a terra por _______).

 

Jesus, "o Senhor e Deus" (João 20:28, Grego)

Se Jesus NÃO é parte da criação, não pode ser um anjo, mas em seu lugar, um Deus por "natureza". Sem dúvida, Jesus NÃO é o Pai, nem tampouco é o Espírito Santo, mas mesmo assim é "adorado", é chamado "Deus", é referido como YHWH e comprovado como eterno. Mais ainda, em João 20:28, o Apóstolo Tomé chamou Jesus de O "Deus" (Grego). [Esta não pode ser uma exclamação de surpresa de Tomé, porque se assim o fosse, então Jesus o haveria repreendido por blasfêmia!]

Recorde que o Apóstolo Tomé estava "na verdade" e acreditava que Jesus era tanto seu "Senhor" como seu "Deus" (João 20:28)! (O Grego diz: "Meu Senhor e meu Deus.") VOCÊ está na mesma LUZ a respeito de Jesus, que estava o Apóstolo Tomé? ____SIM ____NÃO. A Watchtower (Atalaia) não deveria ensinar a respeito de Jesus o mesmo que o Apóstolo Tomé acreditava, se verdadeiramente fosse a "Organização de Jeová"? ____SIM ____NÃO. (Recorde que Tomé era também Judeu, um estrito crente MONOteista, ou seja, ele acreditava eu um só Deus!) Quando Jesus estava orando, em João 17, ele orava ao Pai, não a si mesmo. Recorde, outra vez, Jesus NÃO é o Pai, mas é igual a (como o Pai) Deus por natureza, de acordo com Hebreus 1:3.

 

Porém, Jesus não disse: "O Pai é Maior que eu”?

Possivelmente você estará se perguntando como se encaixa João 14:28 em tudo isto. A palavra "maior" neste verso se refere à POSIÇÃO ou CLASSE e NÃO A NATUREZA. Igualmente, o Presidente de seu país é "maior" que você POR SUA CLASSE, mas NÃO POR NATUREZA. João 14:28 não demonstra que Jesus seja inferior POR NATUREZA ao Pai! (Nem 1Corintios 11:3 e nem 1Coríntios 15:28.)

1Corintios 11:3 não demonstra que o Pai seja maior que Jesus POR NATUREZA, mas que o é o "homem" da "mulher", (UM homem não é MAIOR por NATUREZA que uma mulher, no matrimônio, ainda que sua POSIÇÃO seja mais alta)!

Em Lucas 2:51 temos a mesma palavra Grega usada que em 1Corintios 15:28, a qual se utiliza como "sujeito". Se esta palavra significasse "inferior", então Jesus era "inferior", a José e Maria, o que é impossível! Uma vez mais, Jesus não se demonstra menor que o Pai POR NATUREZA. Recorde, Hebreus 1:3 diz que Jesus é da EXATA "NATUREZA" do Pai! Isso é o que a palavra "ser", como se utiliza na TNM significa em Grego. Colossenses 2:9 também diz, "Porque nEle (Jesus) habita CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE da DEIDADE. A palavra "DEIDADE" em Grego significa "o estado de ser Deus". Assim sendo, TODA A PLENITUDE DO ESTADO DE SER DEUS HABITA EM JESUS! A TNM utiliza as palavras "qualidade divina" em Colossenses 2:9; OBSERVE como o Grego diz "deidade" e NÃO "qualidade divina". O dicionário define "divindade" como "deidade". Você pode observar alguma semelhança entre isto e a leitura do mesmo verso em "Emphatic Diaglott" ["Diálogo Enfático"]? ____SIM ____NÃO. Colossenses 2:9, no "Emphatic Diaglott" ["Diálogo Enfático"] diz: __________.

QUANTAS TESTEMUNHASDE JEOVÁ, VOCÊ ACHA, CHEGARIAM À CONCLUSÃO DE QUE JESUS É O ARCANJO MIGUEL, SEM A "AJUDA" DA LITERATURA ATALAIA, OU SEJA, LENDO SOMENTD A BIBLIA? ____NENHUM ____ALGUNS ____TODOS.

Você já se deu conta alguma vez, de que A ATALAIA não pode citar com clareza nem um só versículo da Bíblia que demonstre que Jesus é o Miguel o Arcanjo? ____SIM ____NÃO. Para sustentar sua doutrina, A Atalaia utiliza versos não relacionados, como Apocalipse 12:7,8, que NÃO tem nenhuma conexão com Jesus. Não há nenhuma razão para crer que esta passagem se refira a Jesus! 1Tessalonicenses 4:16, que também é utilizado, não demonstra que Jesus seja um anjo, mais do que demonstre que seja a "trombeta de Deus"! Se Jesus, descendo "com voz de arcanjo", o faz ser um anjo, então, usando o mesmo raciocínio, teríamos que dizer que é uma TROMBETA, pela frase "com trombeta de Deus"! Mateus 25:31 demonstra que os anjos estarão com Jesus quando ele regressar! Isso explica "a voz de arcanjo."

Jesus disse uma vez: "Esquadrinhai as Escrituras, porque a vós parece que nelas tem a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim, e não quereis vir a mim para que tenhais vida" (João 5:39,40).

Amigo, para encontrar a vida TEM que vir a Jesus, NÃO a uma organização! Além do mais, o Jesus Atalaia é só um anjo, a quem as pessoas nunca iriam em oração para a vida eterna. [Recorde, Estevão orou A Jesus (Atos 7:59). Veja também João 14:14, Grego, o que demonstra que se pode orar A Jesus assim como ao Pai.

Por favor, observe em contraste com as Escrituras, a publicação popular The Watchtower [A Atalaia], "The Truth That Leads To Eternal Life" [ "A Verdade que Conduz a Vida Eterna"], 1968, p. 152, estabelece que não devemos orar A Jesus!] Em contraste com o Jesus de Atalaia, (The Watchtower), o Jesus da Bíblia é "maior que os anjos" (Hebreus 1:4), com "TODA autoridade" nos céus e na terra (Mateus 28:18).

Vá ao Jesus bíblico agora em oração por você, como o fez o moribundo ladrão da cruz, pedindo-lhe perdão (Lucas 23:42,43), ou como João 4:10 estabelece para "água de vida". Confie 100% em Jesus para sua salvação (Atos 20:21; Romanos 9:30-10:4). Se você tem a Jesus, você tem a vida eterna AGORA (1João 5:12,13). O que persevera até o fim será salvo (Mateus 10:22). As boas obras NÃO podem salvar-lhe (Efésios 2:8, 9; Romanos 4:2-6; Tito 3:5 e Timóteo 1:9).

"Porque o que semeia para a sua carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna. Não nos cansemos, pois, de fazer o bem; porque a seu tempo colheremos, se não desmaiamos. Assim conforme tenhamos oportunidade, façamos o bem a todos, e principalmente aos da família da fé." (Gálatas 6:8-10).

NOTA: Este artigo foi traduzido do Inglês ao Espanhol e do Espanhol ao Português. Todas as fontes citadas são em Inglês, mas a maioria delas deve estar disponível em Espanhol e algumas em Português. Se não encontrar, utilize um dicionário Inglês/Português, se for necessário, para comparar a TNM com a KIT e com outras publicações da Sociedade Atalaia utilizadas como referência. Se tais publicações não estiverem disponíveis, pergunte-se a si mesmo e a seu Ancião: Por que?

 

Site: http://www.evangelicaloutreach.org/intnl.htm

Endereço:

P.O. Box 265

Washington, PA 15301-0265

USA