Evidência Bíblica Que Demonstra que Jesus É Deus Por Natureza

- Dan Corner -

É permitida somente a reprodução total e não parcial deste artigo. Você pode imprimi-lo e distribuí-lo contanto que não altere seu conteúdo e que mantenha os endereços postal e eletrônico que se encontram ao final. Ênfases em negrito são nossos, exceto quando se indica outro autor. As notas entre colchetes são para esclarecimentos. Todas as citações bíblicas são da Bíblia de Estudo Almeida, a menos que se indique outra.

 

Tem havido muita confusão sobre a deidade de Cristo, devido em grande parte a que as pessoas não estão conscientes do fato de que Jesus é Deus por natureza, e não a pessoa do Pai. Este artigo contribuirá para esclarecer a verdade sobre a deidade de Jesus. (Por favor, saiba que Jesus é também um homem. De fato, ele é Deus-homem, porém, não trataremos de sua humanidade aqui.) Este arquivo foi escrito como resposta à seguinte mensagem eletrônica:

Olá, Deus o abençoe!

Faz pouco tempo escrevi a vocês sobre a deidade de Cristo. Gostaria de mostrar ao meu pai o artigo que vocês publicaram, porque ele tem a crença de que é impossível que Jesus seja Deus. Gostaria de saber a quais versículos se referem vocês quando afirmam que a NATUREZA de Deus está em Jesus; mais especificamente, quero saber porque Jesus é considerado "Deus". Terei que passar algum tempo estudando as passagens bíblicas sobre este tema, antes de comentá-lo com meu pai.

Desde já, muito obrigado.

RESPOSTA: Existem muitas passagens bíblicas que identificam concretamente a Jesus como um Deus, como por exemplo, João 20:28, Romanos 9:5, Hebreus 1:8. Colossenses 2:9, João 1:1, etc.

Além do mais, em Hebreus 1:3 lemos:

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser [sua natureza] sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

O Dicionário da Real Academia Espanhola explica a palavra natureza como segue: "Essência e propriedade característica de cada ser." No texto grego original, a palavra para "natureza" é 'upostasis e, de acordo com o Dicionário Conciso Grego-Espanhol do Novo Testamento, significa:

'upostasis, e os f confiança, segurança, convicção (arge tes 'u. confiança ou convicção original Hebreus 3.14); talvez certeza (Hebreus 11.1); natureza, ser (Hebreus 1.3)

Outras versões, como a NVI e a CTS usam este último significado de "ser" do dicionário citado anteriormente, para traduzir 'upostasis. Respectivamente:

O Filho é o resplendor da glória de Deus, a fiel imagem do que ele é, e é ele que sustém todas as coisas com sua palavra poderosa. (NVI)

E o Filho, resplendor da glória de Deus e manifestação de seu ser, e que mantém com sua palavra poderosa a ordem de tudo o que existe... (CTS)

Segundo o Dicionário Grego-Espanhol Sebastián Amador Sopena (um dos mais reputados em espanhol), a palavra 'upostasis significa "substância, essência".

Com tudo isto, fica claro que substância, essência, ser e natureza são palavras sinônimas.

Portanto, já que Jesus é Deus em essência, substância e natureza, podemos adorá-lo, como faziam os discípulos e os anjos (Mateus 14:33; 28:9; Hebreus 1:6), inclusive podemos orar a ele diretamente sem mediação de ninguém (João 14:14 em grego; Atos 7:59, 60), sem incorrer no pecado da idolatria, que seria o caso de outro modo. Isto é possível somente devido ao fato de que Jesus é Deus (em sua natureza). Recorde: Jesus disse que Deus era o único a quem se deveria  adorar (Mateus 4:10), e o Pai ordenou a todos os anjos que adorem a Jesus (Hebreus 1:6)! Não honrar a Jesus como se honra ao Pai, é não honrar ao Pai (João 5:23).

... para que todos honrem ao Filho como honram a ele. Aquele que se nega a honrar ao Filho, não honra ao Pai que o enviou.

Tendo em vista o fato de que Deus não entrega a outros sua glória [ou honra, em hebreu] (Isaías 42:8), e de que devemos honrar a Jesus da mesma maneira que a Deus o Pai (João 5:23), podemos agora, apreciar um panorama mais amplo sobre a natureza divina de Jesus.

Para mais informação, por favor, veja nossos artigos sobre:

· A deidade de Cristo

· Jesus é o YHWH do Antigo Testamento 

· 100 Nomes E Títulos Bíblicos De Cristo

· Jesus não é o Pai, Mas é Deus

Retorne a Difusión de las  Buenas  Noticias



Endereço: P.O. Box 265, Washington, PA 15301-0265, USA