Respondendo às Mais Freqüentes

Objeções à Deidade de Cristo

Dan Corner

Concedemos permissão para reproduzir este artigo, desde que se reproduza integralmente.

 

Existem vários grupos que negam a deidade de Cristo. Os quatro mais conhecidos são: Jehovah's Witnesses (Testemunhas de Jeová), The Way International (O Caminho Internacional), Christadelphians (Cristodelfianos) e Unitarians (Unitarianos). Os argumentos mais comuns utilizados por estes grupos e alguns outros não incluídos aqui, serão citados na seqüência. É em obediência a Judas 3 e por amor à verdade de Deus, que este estudo é apresentado. (O obreiro cristão deve familiarizar-se com o conteúdo deste estudo. Veja 1Pedro 3:15).

[Antes de apresentar os seguintes argumentos, é necessário conhecer duas verdades básicas a respeito do Senhor Jesus: 1) Quando um cristão diz: "Jesus é Deus", NÃO está dizendo que Jesus é o Pai. Jesus NÃO é a pessoa do Pai, mas Ele é igual ao Pai POR NATUREZA. Em outras palavras, Jesus é Deus POR NATUREZA, como o são o Pai e o Espírito Santo. 2) Jesus é tanto Deus POR NATUREZA como homem. Em outras palavras, Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A humanidade de Jesus se demonstra em Hebreus 2:14 e Timóteo 2:5.]

 

OBJEÇÃO 1. João 14:28 diz: "...meu pai é maior que eu." Se Jesus é igual ao Pai, como a definição de Trindade estabelece, então, por que Jesus disse que Seu Pai era "maior" que Ele?

RESPOSTA: Jesus falou estas palavras na ocasião em que havia humilhado a si mesmo e se tornado em um servo. (Filipenses 2:5-8). Mais ainda: a palavra "maior" se refere ao OFICIO ou POSIÇÃO e não a NATUREZA! Deus é Deus por Sua "NATUREZA" (Gálatas 4:8). Jesus está dizendo em João 14:28 que Seu Pai ocupa um "maior" OFICIO ou POSIÇÃO que Ele. É dessa forma que a palavra "         maior" é utilizada, como se vê claramente em Gênesis 41:40. Esse versículo diz: Tu [José] estarás sobre minha casa, e por tua palavra se governará todo o meu povo; somente no trono estarei eu [Faraó] MAIOR que tu. Faraó era "maior" que José somente por OFÍCIO ou POSIÇÃO, mas não POR NATUREZA. A natureza de Faraó e de José eram a mesma, ou seja, humana. Igualmente o Presidente do nosso país é MAYOR que os cidadãos, no que concerne a OFÍCIO ou POSIÇÃO, mas certamente não em NATUREZA!

 

OBJEÇÃO 2. 1Coríntios 11:3 diz: "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. " Se Cristo tem uma "cabeça" não pode ser Deus.

RESPOSTA: Isso demonstra que Jesus seja inferior ao Pai por NATUREZA? Se alguém insistir que é assim, então, para ser consistente, teria que dizer o mesmo quanto à mulher em relação ao homem! Ainda que uma esposa esteja sujeita a seu esposo no Senhor, ela NÃO é inferior a ele por natureza. O mesmo acontece na relação entre o Senhor Jesus e o Pai.

 

OBJEÇÃO 3. 1Coríntios 15:28 diz: "Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." Se Jesus está "sujeito" ao Pai, não pode ser Deus.

RESPOSTA: Uma vez mais, este argumento é similar aos argumentos 1 e 2. Estes versículos, como os outros, tampouco se referem à NATUREZA, mas sim a OFICIO o POSIÇÃO! Em Lucas 2:51, aparece a MESMA PALAVRA GREGA  traduzida como "sujeito". Ninguém diria que Jesus era inferior POR NATUREZA a José e Maria à luz de Lucas 2:51, o que seria a conclusão natural se a palavra "sujeito" se referisse a NATUREZA! Da mesma maneira, Jesus NÃO é inferior POR NATUREZA ao Pai, porque Ele é Deus. Veja João 1:1, Grego; João 20:28; Filipenses 2:6; Tito 2:13, Hebreus 1:8; 2Pedro 1:1 e 1João 5:20.

 

OBJEÇÃO 4. Marcos 13:32 declara: "Porém daquele dia e daquela hora, ninguém sabe, nem mesmo os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas somente o Pai." Se Jesus fosse Deus, então teria esse conhecimento.

RESPOSTA: Outra vez, devemos ter em mente que Jesus é um verdadeiro homem além de ser um verdadeiro Deus. O Senhor Jesus falou estas palavras enquanto se encontrava limitado por Sua humanidade e confiando completamente no Pai (Atos 10:38; João 12:49). Depois de sua ressurreição, sem dúvida, Jesus deveria ser onisciente, porque se podia orar a Ele (João 14:14, Grego; Atos 7:59; 9:14,21; 1Corintios 1:2). Em outras palavras, se um grupo de cristãos está orando a Jesus no Canadá, México e Japão ao mesmo tempo, Ele teria que ser onisciente para conhecer suas petições. Além do mais, como a oração é uma forma de adoração, seria idolatria orar a Jesus, a menos que Ele tenha sido e seja Deus por NATUREZA. (Se Ele não era Deus por NATUREZA, então a Igreja primitiva foi culpada de idolatria ao orar a Jesus, o que é IMPOSSÍVEL!).

 

OBJEÇÃO 5. Lucas 18:19 diz: "Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um que é Deus." Deus é "bom", mas Jesus não é. Portanto, Jesus não é Deus.

RESPOSTA: Se alguém examinasse cuidadosamente este versículo, notaria imediatamente que Jesus NUNCA disse que ele mesmo NÃO era 'bom', Ele só perguntou: "Por que me chamam bom?" Jesus queria saber "POR QUÊ?" Isso é tudo! Mais, ainda. Jesus declarou abertamente em outro lugar que Ele mesmo era o "BOM Pastor" (João 10:11) O salmo 23 declara que YHWH é o "pastor", mas não é chamado o "BOM" pastor, a descrição que Jesus reservou para si mesmo!

 

OBJEÇÃO 6. Jesus se apresenta na Escritura como um ser criado, em Apocalipse 3:14; Colossenses 1:15; Provérbios 8:22 e Salmos 2:7. Se ele foi criado, Ele não pode ser Deus, porque Deus é eterno.

RESPOSTA: (A) Apocalipse 3:14 estabelece que Jesus é "o princípio da criação de Deus." A palavra traduzida como "princípio" é ARCHE em Grego. Também significa ORIGEM, além de PRINCÍPIO. Já que ORIGEM e FONTE são sinônimas, podemos agora compreender por que este versículo é traduzido em algumas versões bíblicas como "a FONTE da criação de Deus." Este versículo não demonstra que Jesus é criado, mas que Ele e o Criador! Além de tudo, se Jesus criou TUDO o que foi criado (Colossenses 1:16), como poderia ser Ele parte de Sua própria criação?

(B) Colossenses 1:15 nos diz que Jesus é "o primogênito de toda criação." Por favor, observe que NÃO diz "o primeiro a ser criado"! Esta palavra, "primogênito, tem mais de um possível significado. Se alguém ler Gênesis 41:51,52; 48:17-19 e Jeremias 31:9, veria que pode significar PREEMINENTE. É assim que se utiliza em Colossenses 1:15 como revela o contexto nos versículos 15 ao 18. Jesus é PREEMINENTE sobre a criação porque: (1) Ele criou tudo o que foi criado, (2) TODAS as coisas criadas foram criadas por Ele, (3) Ele existia antes que TODAS as coisas criadas e (4) TODAS as coisas criadas  se mantém juntas por Ele.

(C) Provérbios 8:22 estabelece que a Sabedoria surgiu no princípio. Já que Jesus é chamado de "Sabedoria de Deus" (1Coríntios 1:24), Ele foi criado, segundo isso.

O que devemos decidir é A SABEDORIA MENCIONADA EM PROVÉRBIOS 8 SE REFERE A JESUS ANTES DE ELE VIR À TERRA? Segundo João 1:1,14. Jesus era o "Verbo" antes de vir à terra, NÃO Sabedoria (nem mesmo "Miguel" como alguns grupos ensinam)!

Segundo, o capítulo apresenta a Sabedoria no versículo 19 como o USO ADEQUADO DO CONHECIMENTO, como aparece em Jó 28:15. Portanto, a Sabedoria em Provérbios 8 é uma personificação e não é na realidade, uma pessoa!

Finalmente, se Jesus é a SABEDORIA DE DEUS e o PODER DE DEUS (1Corintios 1:24), afirmar que Ele foi criado, é dizer que houve um momento no tempo em um passado distante em que Deus existiu SEM Sabedoria e SEM Poder, o que é cômico!

(D) Salmos 2:7; João 3:16; etc. estabelecem que Jesus foi "gerado." Isto significa que Jesus teve um princípio como nós, que fomos gerados por nossos pais e nesse momento foi nosso princípio?  A resposta ao Salmo 2:7 se encontra em Atos 13:30-33. Ali aprendemos que este versículo de Salmos se refere à ressurreição de Cristo! Segundo, a palavra traduzida como "unigênito" em João 3:16,18 e 1João 4:9, enquanto a Cristo, também se utiliza em Hebreus 11:17, enquanto a Isaac. Isaac foi o primeiro filho de Abraão? Não! Veja Gênesis 16:15,16. Foi Isaac o filho ÚNICO de Abraão? Não! Veja Gênesis 16:15,16; 25:1,2. Isaac foi o filho de Abraão  ÚNICO EM SUA CLASSE? Sim! Assim é com a mesma palavra Grega que se utiliza em referência a Jesus Cristo. Jesus Cristo é o Filho do Pai ÚNICO DE SUA CLASSE, mas NÃO criado. Miquéias 5:2 se refere a Jesus da MESMA MANEIRA que o Salmo 93:2 se refere a Deus. Jesus é "desde a eternidade" e, portanto, não pode ser parte da criação. Se Ele não é parte da criação, então Ele deve ser Deus, porque só Deus é eterno!

 

OBJEÇÃO 7. Na Bíblia, Jesus NUNCA é chamado "Deus o Filho", mas "o Filho de Deus". Portanto, Ele não pode ser Deus.

RESPOSTA: Este argumento apresenta certa verdade, já que as palavras "Deus é Filho! NÃO se encontram na Bíblia. Claro, quando um estudioso das Escrituras, com mente aberta examina todos os versículos relevantes à deidade de Cristo, concluirá que Jesus é tanto Deus como homem. Como pode ser isto? É possível da mesma maneira que Jesus pode ser tanto pastor como ovelha, e o sumo sacerdote e a oferenda da expiação ao mesmo tempo! Quanto a palavras que NÃO estão na Bíblia, a palavra "Bíblia" não está na Bíblia! E também a palavra "Milênio" está na Bíblia, ainda que se ensine a respeito em Apocalipse 20.

 

OBJEÇÃO 8. Se Jesus é Deus, a quem Ele estava orando no Jardim? A Si mesmo?

RESPOSTA: Esta pergunta surge de um conceito equivocado de COMO os cristãos cremos que Jesus é Deus. Nós cremos que Jesus é Deus POR NATUREZA. Nós NÃO cremos que Jesus é a pessoa do Pai! Ele NÃO pode ser o Pai já que ele orou ao Pai em João 17! Obviamente, Ele não estava orando a si mesmo. A Bíblia ensina que Jesus é Deus por NATUREZA, assim como o Pai e o Espírito Santo. Há um só Deus verdadeiro por NATUREZA. Veja Gálatas 4:8. A Trindade NÃO se define como três deuses em um, mas três pessoas em um Deus. Deus é a NATUREZA do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

OBJEÇÃO 9. Se Jesus é Deus, então, quem governou o universo enquanto Ele esteve morto por três dias?

RESPOSTA: De novo, não há nenhum problema para responder esta questão, quando compreendemos que Jesus NÃO é a pessoa do Pai. O Pai e o Filho são duas personalidades separadas e distintas.

 

OBJEÇÃO 10. Jesus não pode ser Deus, já que Deus não pode morrer!

RESPOSTA: Recorde que Jesus não é só Deus por natureza, mas também é homem! Jesus podia morrer como qualquer outro homem, porque Ele se fez homem (e ainda é homem) além de ser Deus por NATUREZA.

 

OBJEÇÃO 11. Jesus não pode ser Deus, porque Ele disse que o Pai era Seu Deus, em João 20:17.

RESPOSTA: Jesus disse isto como homem. Isto não muda a clara evidencia que demonstra que Jesus é Deus! O Apóstolo Tomé chamou Jesus de "Meu Senhor e Meu Deus", João 20:28. Em Grego, literalmente se diz: "O Senhor de mim e o Deus de mim." Recorde também que Tomé era um estrito Judeu MONOteísta. O Apóstolo Tomé estava "com a verdade?" Obviamente que sim estava. O Apóstolo Tomé era parte da Igreja Primitiva? Obviamente que sim ele era. Portanto, a Igreja primitiva acreditava que Jesus é Deus. Se você alega crer e ensinar como a Igreja primitiva, não devia então você proclamar o mesmo? Você está na mesma "luz" que estavam os Apóstolos? Ainda mais: o Pai identifica Jesus como "Deus" em Hebreus 1:8. De novo, o Grego diz "o Deus". Certamente, o Pai conhece a verdadeira identidade do Filho. Também, Hebreus 1:6 declara que "TODOS os anjos o adoram [a Jesus]." A quem adoram os anjos, de acordo com Apocalipse 19:10? De acordo com Hebreus 1:6, o anjo de Apocalipse 19:10 adora a Jesus! Por que vocês crêem que Jesus recebeu esta ADORAÇÃO de Seus discípulos (Mateus 28:9)? Você está seguindo o exemplo dos primeiros discípulos quanto a isto? Você sabia que havia sido idolatria para aqueles discípulos que estavam na "verdade" o fato de haver adorado a Jesus, a menos que Ele houvesse sido Deus, na realidade?

Duas perguntas finais: QUEM tem "Toda" autoridade nos CÉUS e na Terra agora mesmo (Mateus 28:18)? _____ o Pai _____ o Filho. Você é um ADORADOR dEle? _____SIM _____NÃO.

 

Volte a Difusión de las  Buenas  Noticias


Endereço:

P.O. Box 265

Washington, PA 15301-0265, USA